Concursos para docentes nas áreas de Física e Educação têm bancas e cronograma definidos

28/02/2020 16:47

O Campus Blumenau realizará dois concursos públicos para contratação de docentes efetivos. Um na área de Educação/Didática e Fundamentos da Educação; e o outro na área de Física Geral Experimental/Física da Matéria Condensada Experimental/ Instrumentação Específica de Uso Geral em Física.

As bancas examinadoras e os cronogramas de provas foram publicados no mês de fevereiro. Veja abaixo:

Bancas
Cronogramas

Contratações – apesar da Direção do Centro de Blumenau contar com a efetiva contratação dos docentes a serem aprovados no certame, os Diretores das Unidades de Ensino da UFSC e Chefias de Departamento, foram convocados pelo Pró-Reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, para uma reunião no dia 20/2, em Florianópolis. Em pauta, questões orçamentárias anunciadas pelo MEC, no que se refere às contratações de técnicos-administrativos, docentes efetivos e professores substitutos.

De acordo com a equipe de gestão da Reitoria, a UFSC manterá todos os cronogramas e procedimentos relativos a concursos e seleções de professores em andamento. Entretanto, para a contratação dos selecionados, haverá a necessidade de um “sinal verde” da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) e da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan).

A Administração Central divulgou, também, uma nota oficial a respeito do tema. O Ofício Circular Nº 08/2020, de 4 de fevereiro, determina que as unidades orçamentárias vinculadas ao MEC devem abster-se de realizar despesas com pessoal ativo e inativo “em montantes cujos totais não estejam devidamente autorizados”.

Já o Conselho Universitário (CUn), em reunião extraordinária realizada no dia 27/2, defendeu que a UFSC deve manter todos os procedimentos necessários para garantir o pleno funcionamento de suas atividades. Isso inclui a contratação de professores aprovados em concursos públicos ou em processos seletivos. Esse entendimento vai de encontro à posição inicial da Administração Central, apresentada aos Chefes de Departamentos e Diretores de Centros de Ensino, no dia 20/2. Leia aqui a nota do CUn.

Perspectiva para 2020 – a situação orçamentária das Universidades e Institutos Federais segue complexa e sem perspectiva de mudanças significativas. O Governo Federal, ao encaminhar ao Congresso a proposta orçamentária para 2020 sinalizou que este seria mais um ano de dificuldades para a educação pública superior. Com uma redução, em média, de 40% do orçamento para as Universidades e Institutos Federais, em relação ao ano de 2019, ampliam-se as dificuldades para a manutenção e investimentos na área, especialmente quanto à reposição do atual quadro de pessoal (TAEs e docentes).

Sem esta possibilidade de reposição, a UFSC deverá retornar aos patamares da década de noventa, no que se refere à pessoal, o que acarretará dificuldades quanto ao atendimento de toda comunidade acadêmica – formação de recursos humanos, geração de novos conhecimentos e atendimento aos projetos e programas de extensão junto à sociedade.

Tags: Direção GeralInformes da Direção