[Coronavírus] Nota da Direção à comunidade acadêmica (3/7/2020)

03/07/2020 19:13

Prezados(as),

Gostaríamos, mais uma vez, de nos dirigir a toda comunidade acadêmica visando prestar algumas informações relevantes e atualizadas, no que se refere ao possível retorno das atividades acadêmicas e administrativas no Campus Blumenau.

Permanece em vigor a portaria do Reitor de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, em todas as suas modalidades, por tempo indeterminado. O Conselho Universitário, reunido em 26 de junho de 2020, deliberou pela organização de uma comissão com representantes de todos os segmentos (professores, técnico-administrativos e estudantes) com a finalidade de apresentar uma proposta de resolução sobre o Calendário Acadêmico Excepcional, visando a retomada das atividades na UFSC, durante este período de pandemia. O Conselho finalmente estabeleceu um cronograma de trabalho, isto é, definiu o dia 14 de julho como sendo o prazo limite para que esta comissão apresente à secretaria dos órgãos colegiados a minuta de proposta. Ficou estabelecido também que o Conselho Universitário voltará a se reunir em 17 de julho para análise e deliberação desta proposta.

O relatório final, resultado do trabalho dos subcomitês da UFSC de Enfrentamento da COVID-19, ficou pronto e foi submetido à apreciação do Conselho Universitário, nesta mesma reunião de 26 de junho. O conteúdo expressa uma grande quantidade de ações, propostas e encaminhamentos que deverão ser adotadas pela UFSC, em vários momentos.  Apesar de compreender que o conteúdo precisará ser aperfeiçoado, ele sinaliza, em definitivo, que a UFSC retornará suas atividades obedecendo três fases, na qual a primeira (FASE 1), chamada Remota, será certamente a única fase possível de ser adotada até dezembro de 2020 – veja vídeo.

Se no dia 17 de julho o Conselho Universitário aprovar o novo Calendário Excepcional, estará definindo a possibilidade que as Unidades Acadêmicas (particularmente o Campus Blumenau) ofereçam um conjunto de disciplinas na forma de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (disciplinas ministradas por meio de plataforma digital, mas que preservam o princípio educativo). Diante do fato de que nem todas as disciplinas previstas no primeiro semestre letivo poderão ser desenvolvidas nestas plataformas, significa que um número menor de disciplinas será ofertado. As matrículas nestas disciplinas serão facultativas aos estudantes, que certamente terão direito a um período de ajuste e a liberdade de decidir se desejam ou não se matricular nas disciplinas neste momento, sem qualquer prejuízo a sua trajetória acadêmica. Isto é, pretende-se defender que esta fase remota seja facultativa, com direito assegurado a todos os estudantes de trancamento de semestre, cancelamento de disciplinas, sem computar estes efeitos ao tempo de integralização de seus cursos.

Além disso, para os estudantes que fizerem a opção de matrícula nesta fase remota, a UFSC deverá providenciar alternativas para que os mesmos tenham acesso às orientações e até treinamentos com o objetivo de possibilitar uma condição mais apropriada para o embarque neste processo de aprendizagem. É esperado que os professores estejam sendo apoiados por monitores, pois isto contribuirá para a qualidade dos ensinamentos neste novo cenário. Assim sendo, além da capacitação de estudantes e docentes para que estejam, na retomada do semestre, familiarizados com o processo remoto, os monitores das disciplinas serão preparados para esta nova realidade. Neste sentido, o Campus Blumenau defende que, para estes momentos, não se reinicie o semestre sem pelo menos duas ou três semanas de preparação, orientações e treinamentos.

Um conjunto de cuidados deverá ser observado e colocado em prática, no que se refere aos formandos, estudantes em fase de estágios e finalização de trabalho de conclusão de curso (TCC), dentre outras particularidades que deverão surgir e que certamente será dada autonomia aos colegiados de cursos para tratar e resolver estes temas. Por fim, os editais paralelos sobre permanência estudantil, apoio e inclusão digital, equipamentos e adaptação de regulamentos sobre bolsa de ensino, pesquisa e extensão figuram nas preocupações e encaminhamentos a serem divulgados e implementados pela UFSC – veja mais aqui.

Consideradas essas adaptações e particularidades, estamos muito próximos a recomeçar atividades, sem prejuízo ou risco à vida das pessoas. Entendemos as dificuldades em desenvolver o ensino via atividades remotas, entretanto, acreditamos que seja possível realizá-las com qualidade, desde que possamos oferecer os suportes e informações necessárias.

Esperamos que, em breve, tudo isto passe e a UFSC, Blumenau, Santa Catarina, o Brasil e o mundo superem esta pandemia. Nosso anseio, num cenário ideal, seria a retomada presencial para garantirmos o direito a todos os estudantes à reposição das atividades. Porém, neste momento tão difícil e complexo, único no mundo, facultamos esta oportunidade e esperamos não trazermos prejuízos a nenhum estudante, técnico-administrativo e aos nossos docentes.

A Direção.

Tags: atividades acadêmicascoronavírusEnsino remotoUFSCUFSC Blumenau