[Retomada/Permanência] Nota da Direção sobre o funcionamento do RU (12/8/20)

12/08/2020 17:46

Prezados (as) servidores e estudantes,

A Direção do Campus Blumenau informa à comunidade acadêmica, especialmente, aos estudantes que, em função da decisão da UFSC de que a retomada das atividades será somente não presencial neste momento (Fase 1), o Restaurante Universitário (RU) ficará fechado pelo menos até dezembro deste ano.

Cabe informar também que o acesso para utilização dos espaços do Campus – como laboratórios, salas e setores administrativos – somente será viabilizado para algumas atividades essenciais classificadas como inadiáveis.

Ao mesmo tempo, gostaríamos de prestar esclarecimentos a respeito da sugestão de funcionamento do RU por meio de entrega de marmitas. Após análise do contrato firmado entre a UFSC Campus Blumenau e a empresa Pratomil, observou-se a impossibilidade de entrega de refeições no local pelos seguintes fatores: mobilização de pessoal, questões contratuais, bem como problemas relacionados à garantia de segurança alimentar. Assim sendo, teremos que aguardar uma melhoria no cenário da pandemia para que a UFSC volte a oferecer este importante serviço de alimentação à sua comunidade.

Diante da impossibilidade de abrir o RU ou fornecer as marmitas, a UFSC prorrogará o auxílio emergencial aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica cadastrados nos respectivos editais (R$ 200,00) até dezembro deste ano. Aos estudantes que se inscreveram no edital de bolsa para serviços e tecnologias de comunicação e informação (Programa emergencial de inclusão digital), o valor do auxílio proposto (R$ 100,00) começará a ser pago ainda nesta semana.

Paralelamente, seguimos com o trabalho de levantamento de equipamentos internos, aquisições de notebooks e também está em curso contratação de empresa, pela UFSC, com o objetivo de eventual aluguel de computadores para o atendimento desta demanda.

O Campus Blumenau prosseguirá, também, com atendimento próximo aos estudantes que necessitam de maior apoio, por meio da distribuição de cestas de alimentos (via PRAE) e de produtos de higiene e limpeza (formulário). Os interessados podem contatar o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).

Por fim, solicitamos que servidores e estudantes se mantenham atentos às próximas informações a serem veiculadas pela Direção e setores acadêmicos sobre os procedimentos de matrículas e ajustes.

Cordialmente,

A Direção