[Coronavírus] Nota da Direção à comunidade acadêmica (24/7/20)

24/07/2020 12:11

Prezada comunidade acadêmica,

Após três dias de deliberações, o Conselho Universitário da UFSC (CUn), aprovou, no dia 21/7, a minuta que regulará o Calendário Excepcional Suplementar. O documento, exaustivamente debatido, traz as ações e medidas norteadoras sobre a nova vida acadêmica, formuladas à luz dos cuidados que este momento de pandemia da Covid-19 requer, desenvolvendo no âmbito acadêmico o plano de retomada em fases proposto pelo Comitê Científico instituído pela UFSC. O então Calendário Acadêmico 2020, aprovado pela Resolução nº 21/2019/CUn, permanece suspenso. As matrículas dos estudantes já realizadas anteriormente estão asseguradas, exceto naquelas disciplinas que não puderem mais ser oferecidas em razão do coronavírus.

A partir da aprovação do texto da minuta pelo CUn, serão elaborados agora a resolução definitiva e o novo calendário, com o cronograma letivo excepcional. Aprovou-se ainda um prazo de cinco semanas para pré-planejamento, a contar da publicação da nova resolução, para o reinício das atividades em formato remoto (a partir de 31 de agosto). Esse período servirá para a organização do processo de ajustes da matrícula (inserção/retirada de disciplinas, trancamento, cancelamento, aproveitamentos, questões sobre estágios, TCC, atividades complementares e os cuidados com o grupo de ingressantes e formandos) e para a conclusão das capacitações de professores (as), técnicos (as) e estudantes. O levantamento das necessidades de acesso a computadores e internet dos (as) alunos (as) do Campus Blumenau também já foi realizado. As formas de distribuição desses equipamentos e de aquisição dos pacotes de dados estão sendo conduzidos pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – veja aqui – e deverá ser divulgado em breve.

Ou seja, um novo fazer está sendo preparado para que estudantes e servidores possam, com tranquilidade e no tempo certo, resolver as pendências e equacionar eventuais problemas. Neste sentido, o Campus organizará informativos, especialmente no modelo de “passo-a-passo”, para orientações quanto aos procedimentos de matrícula (em parceria com as secretarias) e também resumos com os canais de atendimento aos alunos e comunidade em geral (telefones, salas de atendimento virtual em tempo real, e-mails, etc.) para que todos sejam auxiliados com clareza e rapidez.

Um grande desafio nos espera. É preciso estarmos motivados para que possamos aproveitar os próximos meses para ampliar nossos conhecimentos dentro deste novo ambiente de aprendizagem. O rol de disciplinas teóricas passíveis de serem desenvolvidas por meio de atividades pedagógicas não presenciais já foi definido pelos Departamentos e Colegiados de Curso, de modo a ajustarmos da melhor forma possível a grade dos estudantes. Lembrando que durante a vigência da Fase 1 de retomada na UFSC, as atividades de caráter prático/presencial estão suspensas para a segurança de todos. A instituição fará a avaliação periódica da progressão ou não das fases, de acordo com o cenário epidemiológico.

Nas próximas semanas intensificaremos o contato com a nossa comunidade acadêmica para assegurarmos um retorno satisfatório e adequado ao que exige o contexto sanitário atual. Seguimos trabalhando para assegurar uma educação acessível e de qualidade para todos nossos estudantes, sem descuidarmos da saúde coletiva.

Cordialmente,

A Direção.