[Coronavírus] Nota da Direção sobre a suspensão e retorno seguro às atividades letivas

15/05/2020 17:08

Prezada comunidade acadêmica,

A suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, em função da pandemia da Covid-19, foi prorrogada pela Reitoria da UFSC até 31 de maio deste ano. Considerando a ausência de vacina e de medicamentos seguros para o tratamento das pessoas, as dúvidas sobre a obtenção ou não de um passaporte de imunidade (garantindo-se assim a não reinfecção), bem como uma maior clareza, particularmente, sobre o cenário de propagação dos contágios em Santa Catarina é bem provável que o retorno às atividades deverá ser cercado de inúmeras  medidas e restrições.

A China, especificamente em Wuhan, onde foi diagnosticado o primeiro caso de Covid-19, em 12/12/2019, está aos poucos retomando as atividades, após três meses de medidas de isolamento. Somente agora as aulas estão sendo retomadas, mas com medidas de redução de estudantes por turma, mantendo-se isolamento, distanciamento e outras restrições em todos os setores administrativos e demais atividades acadêmicas.

É certo que teremos que nos preparar para operacionalizar medidas semelhantes, isto é: distanciamento entre as pessoas, proteção aos vulneráveis, adaptação das infraestruturas, adequação de disciplinas e calendário acadêmico, redução do tamanho das turmas, estudo sobre viabilidade de aulas práticas e presenciais, questões de permanência estudantil, bem como a capacidade e condições de trabalho dos professores, técnico-administrativos e estudantes.

Nos próximos dias vamos dar início ao diagnóstico de oferta de disciplinas, da utilização da modalidade não presencial, das condições de trabalho dos docentes para desenvolvimento destas atividades, bem como os requisitos de acesso à internet e de infraestrutura dos estudantes matriculados nestas disciplina visando construir um cenário mais claro para a retomada, num futuro próximo, do semestre letivo.

É relevante lembrar a todos que nossos docentes estão preocupados e disponíveis para a reposição de aulas e demais atividades acadêmicas e administrativas. Estamos devidamente preparados para atuar no cenário presencial, para o qual fomos contratados e, evidentemente, estamos habilitados.

No entanto, diante das limitações de infraestrutura física e das possíveis restrições de convivência,  o momento requer flexibilidade e alternativas diferenciadas. Neste sentido, deve-se considerar o uso da modalidade a distância, desde que os protocolos de condições e de qualidade do ensino estejam assegurados.

Sabemos que há correntes dentro da universidade que defendem a adoção imediata da modalidade a  distância, afirmando a existência de condições para este desenvolvimento. Entretanto, além de não haver esse diagnóstico claro, neste momento, a própria Portaria 359/2020/GR, suspende as atividades de ensino em todas as modalidades (o que inclui EaD) e níveis.

Deste modo, buscaremos, nesse primeiro momento, planejar para que as atividades presenciais e a distância sejam desenvolvidas concomitantemente, tão logo seja possível a retomada das atividades acadêmicas.

Ademais, os estudantes têm o direito à reposição das atividades outrora programadas. Além disso, o ano civil nada tem a ver com o ano letivo, o que significa que há condições para diluir e reprogramar atividades dentro de um novo calendário acadêmico.

Respondendo a uma demanda da Administração Central da universidade, o campus fez as indicações de representantes para todos os subcomitês temáticos, atendendo a Portaria Normativa nº 360/2020/GR, que dispõe sobre as normas e os procedimentos para a constituição e funcionamento do Comitê de Combate à Covid-19 na UFSC. Através de nossos representantes, passaremos a receber sugestões, orientações e medidas necessárias e suficientes para darmos início, em breve, ao planejamento de retorno das atividades acadêmicas e administrativas.

A Direção.