Nota da Direção: Fechamento RU durante Recesso

08/07/2025 11:12

À Comunidade Acadêmica

A Direção do Campus Blumenau da UFSC informa que o Restaurante Universitário (RU) estará fechado durante o recesso acadêmico, de 17 de julho a 17 de agosto de 2025, com reabertura no dia 18 de agosto de 2025, início do semestre.

A suspensão temporária das atividades ocorre a pedido da empresa prestadora de serviços, como uma das condições para manter o contrato vigente. A solicitação baseia-se na redução significativa da demanda por refeições durante o recesso, sem que haja uma diminuição proporcional nos custos fixos, especialmente os relacionados ao transporte das marmitas.

Além disso, a equipe contratada pelo restaurante passará por um processo de reestruturação interna, que será realizado neste período com o objetivo de minimizar impactos no atendimento durante o semestre letivo.

Agradecemos a compreensão de todas e todos.

A Direção


Informações Complementares sobre Fechamento Temporário RU

À Comunidade Acadêmica

Diante dos questionamentos recebidos acerca da decisão de fechamento temporário do RU durante o recesso e do tempo em que ela foi comunicada, a Direção vem esclarecer os fatos de forma detalhada para que todos compreendam as dificuldades enfrentadas neste momento.

Recebemos hoje, dia 8 de julho, às 10h27, o comunicado formal da empresa responsável pelo fornecimento das refeições, solicitando o fechamento temporário do serviço. A nota à comunidade foi divulgada apenas 23 minutos após esse recebimento, no menor prazo possível, considerando a urgência da situação.

Esse pedido não ocorre em um contexto de normalidade contratual, mas sim em uma situação atípica, marcada por diversas concessões feitas pelo fornecedor no início do ano, durante a negociação que resultou no fornecimento de marmitas. É importante destacar que a empresa não era obrigada a aceitar essa alteração, poderia ter recusado e aguardado a adoção das medidas necessárias por parte da instituição, já que o objeto da licitação previa o fornecimento de refeições em formato buffet no campus Salto do Norte.

Contudo, após intensas tratativas, a Direção conseguiu viabilizar uma solução alternativa, permitindo a oferta de refeições por marmitas no campus da Velha, onde se concentra a maioria absoluta dos usuários do RU

Ao aceitar mudar o fornecimento de refeição por marmita (ao invés de buffet), a contratada arcou com diversos custos operacionais não previstos no edital de licitação para manter-se ativa com previsão de algum lucro. Como exemplo, o transporte de marmitas do Salto do Norte até a Velha não era previsto no contrato. Esse valor é fixo e não muda se o transporte for de 200 marmitas ou de 10 marmitas. No entanto, a empresa lucra a partir do número de refeições agendadas e, infelizmente, o número de usuários previstos inicialmente não se confirmou, talvez devido ao modelo de fornecimento por marmitas e também a necessidade de reservas. Assim, a empresa vem reclamando dos altos custos e da baixa demanda, a ponto de nos propor o encerramento do contrato.

Diante do recesso escolar, é certo que o consumo será ainda mais reduzido e portanto diminuiria também o faturamento da empresa, enquanto os gastos fixos permaneceriam os mesmos. Isso significa que a prestação do serviço torna-se inexequível do ponto de vista de lucro, e as empresas tendem a rescindir os contratos com a Administração Pública quando isso acontece. Importante registrar que o proprietário da empresa já apresentou sua intenção em rescindir o contrato com o Campus, devido aos vários meses em que está adaptando seu serviço de buffet para marmitas.

Mas por que não contratar uma nova empresa? A empresa atualmente contratada foi a única classificada no certame de licitação. Não há outros colocados, o que significa que encerrar o contrato atual gera a necessidade de se realizar uma nova licitação, além disso, significa a suspensão total do serviço durante todo o processo licitatório. Um novo processo licitatório pode demorar pelo menos 6 meses, como ocorreu na licitação vigente (que levou 1 ano e 4 meses para ser concluída).

Ademais, um novo processo licitatório, em um cenário de incerteza quanto à data de mudança do campus, poderá exigir alterações estruturais no edital e no próprio contrato. Isso inclui a possibilidade de instalar um novo restaurante no campus da Velha em formato de buffet, iniciar com fornecimento de marmitas ou, ainda, transferir futuramente o serviço para o Salto do Norte. Essas indefinições tornam o processo ainda mais complexo e demorado.

Portanto, a direção do campus, a fim de evitar a suspensão total do fornecimento de marmita, tem negociado com a empresa para que seja possível buscar um meio termo de modo a manter a continuidade do serviço. Sendo assim, fechar o RU durante o recesso é a alternativa viável neste momento para que o restaurante não seja fechado em definitivo.

A Direção, em conjunto com o NAE, está em contato com a PRAE para verificar se há alternativas para atendimento aos isentos durante o recesso.

Permanecemos à disposição para prestar esclarecimentos adicionais.

A Direção