Nota da Direção: monitoramento de casos de dengue
A Direção do Campus Blumenau da UFSC gostaria de informar sobre os cuidados relacionados à vigilância contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Semanalmente nossa equipe de profissionais está fiscalizando o entorno dos nossos prédios, calhas, recipientes, locais suspeitos para providenciar a eliminação de possíveis focos e controle de espaços que possam ser propícios ao desenvolvimento de larvas do referido vetor.
Estamos atentos e monitorando os casos que estão surgindo na região próximo ao nosso Campus.
A Direção sugere especial atenção de todas pessoas: docentes, técnico-administrativos, estudantes e colaboradores, haja vista que esta cruzada de atenção e cuidados precisa ser coletiva. Caso se tenha aumento de casos, pretendemos acionar a Vigilância Sanitária do município para em seguida, se necessário, tomar as medidas cabíveis para a proteção da nossa comunidade.
Alertamos que os principais sintomas de dengue costumam ser:
- febre alta (39° a 40°C) de início abrupto;
- dor de cabeça;
- fraqueza;
- dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos;
- manchas pelo corpo;
- perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
A orientação a todas as pessoas é que, em caso de suspeita, busquem atendimento junto a rede de saúde do município. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) estão priorizando o atendimento de casos suspeitos de dengue e de Covid-19. O usuário deve procurar atendimento na unidade de saúde em que é referenciado. Para saber qual é a sua, clique aqui e faça uma busca pela rua em que você mora.
Cordialmente,
A Direção.
 
        







