Setor de Gestão de Pessoas

1. Contato, Localização e Horário de Atendimento:

  • WhatsApp Institucional: (48) 3363-9152
  • E-mail Setorial: gp.bnu@contato.ufsc.br
  • User Chat UFSC: catieli.figueredo
  • Localização: Sala SN – B004
  • Horário de Atendimento: Link Escala diária – Controle Social
  • Pesquisa de Satisfação aos Usuários do Setor: Formulário
Segunda Terça Quarta * Quinta Sexta
08:00 – 11:30
12:30 – 17:00
08:00 – 11:30
12:30 – 17:00
08:00 – 11:30
12:30 – 17:00
08:00 – 11:30
12:30 – 17:00*teletrabalho
08:00 – 11:30
12:30 – 17:00

2. Atribuições do Setor:

  • Assessorar o Campus Blumenau, na área de recursos humanos, atuando como Agente de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas;
  • Analisar, identificar oportunidades e problemas, definir estratégias e apresentar propostas de projetos na área de recursos humanos para o Campus Blumenau;
  • Divulgar os eventos de capacitação oferecidos pela Coordenadoria de Capacitação de Pessoal (CCP/DDP);
  • Orientar os servidores da unidade com relação às ações de desenvolvimento oferecidas pela CCP/DDP;
  • Auxiliar nos processos de levantamento de necessidades de capacitação (LNC) dos campi e afastamento (LNA) dos servidores e encaminhamento à CCP;
  • Auxiliar os servidores e os instrutores da unidade na logística de capacitações presenciais, semipresenciais e a distância;
  • Orientar e auxiliar os novos servidores empossados na unidade na inserção no seu ambiente de trabalho;
  • Orientar e auxiliar as chefias quanto ao acolhimento dos novos servidores na unidade;
  • Participar, quando necessário, das posses dos novos servidores da unidade;
  • Apoiar, quando necessário, o processo seletivo simplificado para contratação de técnicos especializados;
  • Assessorar nos processos de estágio probatório, avaliação de desempenho e progressão por mérito e dar os devidos encaminhamentos solicitados pela Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento na Carreira (CADC/DDP);
  • Orientar e auxiliar os servidores da unidade quanto às solicitações do incentivo à qualificação e progressão por capacitação;
  • Auxiliar os servidores da unidade e suas chefias na descrição de atividades e ambiente organizacional;
  • Divulgar e orientar os servidores da unidade e de outras instituições quanto às possibilidades de movimentação interna e externa;
  • Dar subsídios necessários para abertura de edital de concurso público e de redistribuição, preenchendo a Planilha de Necessidades de Servidor, juntamente com a Direção da Unidade;
  • Participar ou colaborar com as comissões que entrevistam os servidores que solicitam remoção, redistribuição, colaboração técnica e exercício provisório;
  • Orientar os servidores da unidade quanto à documentação necessária para abertura de processos de aposentadoria, exoneração, vacância, averbação de tempo de contribuição, licenças, afastamentos, auxílios, redução da jornada de trabalho, bem como encaminhar ao setor responsável e acompanhar o andamento dos processos;
  • Auxiliar nas solicitações de alteração e interrupção de férias;
  • Recolher mensalmente os boletins de frequência dos setores da unidade e encaminhar à Prodegesp;
  • Orientar os servidores da unidade quanto ao acesso a sistemas federais de gestão de pessoas, como o SIGAC e o SOUGOV;
  • Encaminhar os pedidos de substituição de chefia (automática) à CPP e, nos demais casos, ao Gabinete da Reitoria para emissão de portaria;
  • Encaminhar pedidos de pagamento de insalubridade/periculosidade;
  • Encaminhar pedidos de pagamento de serviço extraordinário;
  • Orientar pedidos de declaração;
  • Auxiliar no recadastramento anual de aposentados e pensionistas;
  • Orientar os servidores da unidade quanto às dúvidas referentes à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp);
  • Orientar os servidores e gestores da unidade quanto ao uso do Web Férias;
  • Encaminhar mensalmente a frequência dos servidores cedidos em colaboração técnica e/ou exercício provisório para as instituições de origem;
  • Orientar os servidores da unidade quanto ao registro de Frequência;
  • Solicitar ajustes e atualizações na estrutura da unidade junto ao Gabinete da Reitoria (criação de novos setores, solicitações de funções gratificadas);
  • Orientar os novos servidores da unidade quanto aos procedimentos de adesão ao plano de saúde;
  • Orientar os servidores da unidade quanto aos procedimentos de ressarcimento para planos de saúde contratados individualmente;
  • Orientar os servidores quanto à necessidade de realizar o registro dos atestados médicos no SOUGOV;
  • Orientar os servidores da unidade quanto à realização de perícias médicas;
  • Orientar quanto à necessidade de abertura de Comunicação de Acidentes em Serviço;
  • Orientar quanto à concessão de pagamento de adicional ocupacional;
  • Auxiliar na divulgação de ações e eventos promovidos pelo DAS;
  • Orientar quanto ao encaminhamento de servidores aos atendimentos individualizados, realizados por psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde;
  • Divulgar eventos de entretenimento e datas comemorativas;
  • Manter registro atualizado de ingresso e saída de servidores docentes e TAEs para acompanhamento institucional (PDI-Campus);
  • Auxiliar a Divisão de Gestão de Processos e Sistemas (DGPS/PRODEGESP) no mapeamento de processos dos setores dos campi.

3. Equipe

Servidor Cargo Contatos Localização
Catieli Nunes de Figueredo Beléia Administradora (Chefia) catieli.figueredo@ufsc.br
(48) 3721-3334| (47) 3232-5134
Chat UFSC
Sala SN – B004