[Coronavírus] Nota da Direção à comunidade acadêmica (17/06/2020)

17/06/2020 18:23

Prezada comunidade acadêmica,

Gostaríamos de nos dirigir a toda comunidade visando prestar algumas informações relevantes no que se refere ao possível retorno das atividades acadêmicas e administrativas no Campus Blumenau.

A Administração Central da UFSC prorrogou a suspensão, através de portaria, das atividades acadêmicas e administrativas em todas as suas modalidades por tempo indeterminado. Neste mesmo ato fixou prazo, até o fim deste mês de junho, para que cada unidade acadêmica possa finalizar seus respectivos diagnósticos e, desta forma, apresentar cenários das disciplinas que poderão ser desenvolvidas como atividades pedagógicas não presenciais.

O Campus Blumenau desencadeou inicialmente duas pesquisas. A primeira junto aos departamentos, para obter informações de quais disciplinas os professores estariam habilitados e capacitados para que fossem ofertadas não presencialmente. O segundo levantamento focou na obtenção de informações sobre as condições dos estudantes para o acompanhamento dessas atividades a distância.

Com base nas disciplinas ofertadas neste primeiro semestre letivo de 2020, os colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação estão definindo, por meio de reuniões periódicas, a listagem das disciplinas que atendam aos requisitos e condições tanto dos docentes, quanto dos estudantes. Finalizado este cenário, o Campus Blumenau terá então o conjunto das disciplinas passíveis de serem ofertadas na modalidade não presencial.

Importante registrar que a pandemia poderá durar um tempo muito maior do que já estamos vivenciando. Isto implica que todos nós, professores, estudantes e técnicos-administrativos, teremos que repensar e reinventar formas para que possamos prosseguir nossas vidas neste novo contexto. Isto é, estaremos atentos para que possamos aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver, enfim, aprender a ser.

A UFSC instituiu, além do Comitê Assessor e Enfrentamento à Covid-19, uma série de subcomitês focados em cada área da universidade (científico; acadêmico; infraestrutura e administração; comunicação; e assistência estudantil), visando construir soluções e condições de retorno à luz dos protocolos de segurança e de informações sugeridas pelo Subcomitê Científico – leia aqui os critérios. O Campus Blumenau tem representantes em praticamente todos subcomitês, que estão reunindo periodicamente e já elaboraram inúmeros procedimentos, propostas e sugestões. Ainda nesta segunda-feira (15/6) foram divulgados os resultados da pesquisa promovida pelo Subcomitê Acadêmico junto aos docentes, técnicos e estudantes – acesse aqui.

As propostas elaboradas pelos subcomitês e os resultados das pesquisas agora deverão ser apreciados pelos órgãos deliberativos (Câmaras e Conselho Universitário). Porém é certo que a UFSC está se preparando para uma retomada em três ciclos: a primeira com atividades pedagógicas não presenciais (integralmente, consideradas as disciplinas possíveis de adaptação a esse formato); a segunda fase seria um retorno semipresencial (reservada àquelas atividades que exigem práticas, visitas técnicas ou outras ações presenciais pontuais); e a terceira, a presencial propriamente dita.  Ressalta-se que poderá haver mudanças na metodologia, fruto do cenário epidemiológico e\ou existência de vacina ou mesmo no tratamento contra a COVID-19 – leia notícia aqui.

Localmente estamos procedendo a uma análise, por meio de nossa Direção Administrativa do Campus, das condições de infraestrutura de nossos edifícios acadêmicos, com base na metodologia dos três ciclos. Condições como distanciamento, esterilização, ventilação, áreas de circulação, dentre outras, estão sob análise; bem como os eventuais ajustes necessários para adequarmos nossos espaços acadêmicos e de convivência aos protocolos de segurança.

Sabemos que nossos estudantes se encontram atualmente matriculados em diversas disciplinas. Entretanto, neste primeiro momento, talvez tenhamos condições de ofertar com qualidade somente um conjunto menor destas, no formato de atividades pedagógicas não presenciais (disciplinas a distância). Assim sendo, aquelas que não forem oferecidas neste momento, serão alvo de debates e novas deliberações por parte dos colegiados para que nossos estudantes não sejam prejudicados.

Aproveitamos ainda para nos colocarmos à disposição, tendo em vista que nossos setores administrativos continuam desempenhando seus trabalhos regularmente de forma remota (teletrabalho). Todos os contatos estão públicos e disponíveis em nosso site – acesse aqui. Além disso nossos setores de apoio pedagógico e de assistência estudantil seguem seu trabalho de acolhimento da comunidade acadêmica – veja aqui como realizar seu agendamento.

Cordialmente,

A Direção.