Direção, Departamentos e Coordenações se reúnem com Pró-reitor de Graduação em busca de agenda propositiva para 2020

06/12/2019 18:02

A comunidade acadêmica da UFSC Blumenau recebeu, no dia 31 de outubro, a visita do Pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, para uma rodada de reuniões com Chefias de Departamento, Coordenadores de Curso e Direção do Centro.

Em pauta, a construção de uma agenda propositiva, de médio e longo prazo, que englobe temas sensíveis à consolidação da UFSC em Blumenau, tais como: evasão e retenção de estudantes; modalidades de entrada/acesso aos cursos de graduação; cumprimento do pacto de criação do Campus, por meio da obtenção do total de vagas de docentes e técnicos previstos; e a manutenção dos professores substitutos para assegurar o pleno oferecimento de disciplinas no próximo semestre letivo.

A Direção do Centro foca seus esforços em três frentes principais: orçamento, gestão de pessoas e infraestrutura. Para isso, estão em desenvolvimento estudos sobre a possibilidade de ocupação das vagas ociosas do Campus, por meio da criação de novos cursos de graduação. A proposta é elaborar projetos que possam ser apresentados prontamente, caso haja uma futura chamada nacional por parte do Ministério da Educação (MEC). Além disso, foram apontadas necessidades de remanejamento de vagas dentro da própria UFSC para o atendimento das demandas de servidores.

Vagas olímpicas – quanto a possíveis novas formas de ingresso, discutiu-se a formação de uma comissão na Câmara de Graduação para a apreciação de proposta que visa reservar vagas a medalhistas das Olimpíadas de Matemática (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Esse tipo de reserva já é realidade na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – veja aqui.

Tags: Informes da Direção